Thursday, August 7, 2008

Pegar o Grande Circular II no terminal do papicu pra o da messejana é mais que pegar um ônibus... é uma experiência de vida!!

è um amaranhado de gente amontoada de forma desordenada formando algo que eles insistem em chamar de fila. se for, meu conceito de fila tá bem arcaico... enfim, o ônibus chega.
é um atropelo de gente furando a tal da "fila" e eu, pobre de mim... sem querer infringir os princípios básicos de civilidade, fico lá, assistindo aquele pisódio animalesco de pessoas em busca de um lugar na condução pra casa depois de um dia estafante. É tudo que nós queremos...
foi-se o primeiro e o segundo também... e meu dia ainda nem terminou. Meu destino ainda não é o conforto da minha cama. uma longa jornada de aula espera por mim. o terceiro ônibus vem vindo... deixo escapar propositalmente "ah! dessa vez eu tenho que ir" e começo a me identificar com o resto da multidão naquele ato de selvageria instintiva. a moça do lado... "vai em frente... pode furar a fila" com um sorriso complacente. Lá vou eu... a multidão me leva, empurra... adentro o ônibus. consegui! entrar pelo menos. lugar pra sentar??? nem em sonhos! fico em pé nos intermináveis minutos que seguem. 40...50... 1 hora. uma alma de bom coração se oferece pra segurar minha bagagem. "estou com sorte?" olho em volta e percebo aqueles olhares de pobres trabalhadores que terminam mais um dia de jornada. suados, cansados, fedidos...
o engraçado é que essas horas desesperadoras dentro de um ônibus são momentos bem produtivos pra mim. se desse pra escrever ali em pé com aquele "sacolejado" do ônibus... é um momento inspirador. o ônibus para no sinal. do lado um 4x4 com ar condicionado, uma telinha transmitindo malhação... é machucar demais esse pobre coração. ainda rio da situação! é bem cômico apesar de trágico. seguimos em frente. o motorista parece não se comover muito com a nossa situação. passa por buracos, freia bruscamente... parece divertir-se com o nosso sofrimento, já que ele tem seu assento garantido hehehe
bom... chegamos! a sala de aula me espera... e o Grande Circular de amanhã também...

No comments: